quarta-feira, 25 de março de 2009

Demarcação


Após anos de dominação, teve início a luta pela demarcação das reservas. Na década de 1970, os principais caciques xavantes se uniram à Funai e a indigenistas para retomar o território ocupado pelas fazendas que se instalaram na região. Foi um processo tenso, repleto de incidentes entre índios e fazendeiros.Hoje os Xavantes reconquistaram parte de seu território. As aldeias, somando cerca de 10.000 habitantes, estão localizadas dentro de reservas demarcada, como a de Pimental Barbosa, com 328mil hectares de extensão.

18 comentários:

  1. valeu!!!!!!!!!!!foi muito importante para a conclusão do meu trabalho.e muito interessante!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. me ajudem por favor genteeeeeeeeeeeee !

    ResponderExcluir
  4. agora eu vou tirar 10 no meu trabalho

    ResponderExcluir
  5. Mestre Robson Miguel, além de ser um músico inigualável no quesito violão, tendo gravado e tocado com inúmeros musicos famosos é também historiador Índigena e lançou em 2015 o livro Índios uma história contada pelos verdadeiros donos do Brasil. Livro este que conta sem rodeios, polêmicos fatos e controversos sobre a "descoberta"(invasão) do Brasil( Pindorama em tupi guarani),infanticídio,os diversos tipos de casamento índigena,a barbárie cometida pelos portugueses diante da busca por ouro em terras tupiniquins e outros assuntos culturais q.o meio acadêmico ñ consegue explicar . Contatos de shows e pedidos de palestras em faculdades e escolas ligue 97101-7836 whats //95346-5410
    //94088 2711 Nextel //ID 35*61*44941 Nextel Acessoria:(Luiz.Albuquerque. 735)
    Mestre Robson Miguel/
    Cacique Tukumbó Dieguaká Kamba'i Robson Miguel.

    ResponderExcluir
  6. Quero casar e morar em uma tribo Tauves essa alguém tem alguma ideia de como Fasso ou si tem essa possibilidade ... se alguem poder me esplicar me manda um email ajuda eu ai hygnia.666@Gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Inutil é aquele que entra num site repleto de informações valiosas de um povo importante ara nós... e dizque o site é inutil?
      Ahhh faça 1000 favotrs né parceiro(a).

      Excluir
  8. Queria saber se na década de 20 existia ou ainda existe, xavante no Piauí, segundo minha vó que nasceu no ano de 1929 no Pernambuco, sendo filha de uma Índia xavante com um branco, ela diz que a mãe dela xavante fugiu com um branco de uma aldeia localizada no Piauí, mas todas as pesquisas que fiz não encontro passagem de xavante lá, quero saber por que eu quero saber a minha origem índigina, é muito importante para mim saber minha origem, :Eu sou -Rosa Cabocla de Paula

    ResponderExcluir
  9. Queria saber se na década de 20 existia ou ainda existe, xavante no Piauí, segundo minha vó que nasceu no ano de 1929 no Pernambuco, sendo filha de uma Índia xavante com um branco, ela diz que a mãe dela xavante fugiu com um branco de uma aldeia localizada no Piauí, mas todas as pesquisas que fiz não encontro passagem de xavante lá, quero saber por que eu quero saber a minha origem índigina, é muito importante para mim saber minha origem, :Eu sou -Rosa Cabocla de Paula

    ResponderExcluir
  10. Estou satisfeito com as informações deste blogs. Só me resta saber a qual tribo meu pai pertencia,ele era Macapaense de uma localidade por nome de Gurupá.No entanto,concluirei meu trabalho universitário com sucesso,obrigado!!!

    ResponderExcluir
  11. Muito bom tenho um trabalho pra fazer sobre os costuems e a localidade dos Xavantes e já tenho um assunto para por lá obrigada ajudou muito 👍👍👍

    ResponderExcluir
  12. No meu origens xavante, atual nova geração.

    ResponderExcluir