quarta-feira, 25 de março de 2009

Língua

Sua língua é o aqüem do tronco linguístico macro- e tinham como atividade predominante, até a segunda metade do século XX, a caça, a pesca e a coleta de frutos e palmeiras.A língua Xavante contém 13 consoantes e 13 vogais – das quais quatro são nasais. Termos de honra e carinho são usados com referência a outros, como os parentes por afinidade e os netos. Muitos destes relacionamentos chaves são atualmente refletidos na gramática da língua. Por exemplo, ao falar diretamente ao genro, um homem usará a forma gramática indireta (terceira pessoa) em vez das formas da segunda pessoa.

9 comentários:

  1. Eu gostaria de saber como se pronuncia a palavra Hõ, se possivel, responda por e-mail:
    giovana.flori@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. e por favor, mande até quarta feira (:

    ResponderExcluir
  3. essa tribo é muito guerreira,quando a pessoa ler um texto deles a pessoa se sente muito forte e guerreira como eles! um beijo e um abraço de LUANA.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde. Estou fazendo um trabalho de resgate cultural de um povoado. As pessoas deste povoado estão permitindo que toda a sua cultura seja perdida e esquecida e trocada por celulares e computadores. Existe alguma palavra ou expressão Xavante que possa traduzir o sentimento de RENASCIMENTO CULTURAL? Será que existe alguma expressão que traduza o fato de DESCRUZAR OS BRAÇOS?
    Muito obrigado pela resposta - se possível por e-mail

    ResponderExcluir
  5. brunosaradinho10@gmail.com esse é meu gmail (y)

    ResponderExcluir